quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Uso de internet é saudável desde que não limite a vida social das crianças

A dificuldade de Yan Wallace Santos é só para subir na cadeira. Aos quatro anos, o menino entende tudo de computador.

“Os brinquedos estão todos parados. Ele não usa, não brinca. O brinquedo dele usa um dia, depois deixa de lado e volta para o computador”, conta Jéssica Martins dos Santos, mãe do Yan.

Lúcia Franco precisou ser rigorosa. No ano passado, a filha Mayara quase repetiu o ano. “Era excelente aluna. Desenvolveu interesse por computador e perdeu interesse pela escola. Lição, trabalho, deixou de fazer e eu era chamada na escola por isso”, diz. Depois do susto, a mãe foi radical e limitou o uso do computador.

Não dá para deixar crianças e adolescentes fora do mundo virtual, mas também não dá para liberar a internet pelo tempo que eles querem. O Jornal Hoje ouviu profissionais que trabalham com essa realidade para saber quais os comportamentos que devem acionar o sinal vermelho para os pais.

A psicoterapeuta que estuda o comportamento de jovens e adolescentes no mundo virtual lembra que a internet é fonte de conhecimento e informação. Os pais só devem se preocupar quando o jovem não quiser comer, passar a dormir menos e preferir ficar na internet a sair com amigos ou família.

“Tudo aquilo que está sendo acrescentado na vida, que venha a partir da internet, é saudável. Tudo aquilo que restringe vida é algo para pensar”, afirma Rosa Maria Farah, psicoterapeuta.

O uso excessivo de internet já é considerado dependência não química, assim como vício em jogo, compras e comida.

Os pais devem ficar atentos quando o jovem passa tempo demais no computador e só se relaciona virtualmente; não se diverte fazendo mais nada e começa a ter perdas na escola, no rendimento físico e até no sono.

Proibir não é a solução. Os pais devem acompanhar bem de perto essa relação. “A questão é sempre estimular a autonomia. Ensinar o filho a fazer escolhas. Se você forma uma pessoa que sabe fazer escolhas, ela vai acabar escolhendo na internet também”, garante Juliana Bizeto, do Ambulatório de Dependência Não Química da Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário