sábado, 28 de janeiro de 2012

Santa Casa de Pirassununga investiga morte de mulher após cirurgia

A Santa Casa de Pirassununga está investigando se houve negligência ou erro médico no atendimento de uma mulher de 39 anos, que morreu na manhã desta quinta-feira (26), após uma cirurgia.
Segundo a família, Divanilda Francisca da Silva fez uma operação de hérnia de disco na quarta-feira (25). Após o procedimento, ela foi para o quarto, passou mal e morreu na manhã de quinta-feira. “Como uma pessoa que vai fazer uma cirurgia da coluna, sente dores abdominais? Eu não sou médico ou perito, mas eu estranhei muito. Como uma veia artéria rompe sozinha, do nada?”, questionou o irmão da vítima, Adriano Aparecido Francisco.
Amigos e parentes estão inconformados com a morte e com o atendimento do hospital, que não forneceu o prontuário médico. “A gente foi até a delegacia, fez um boletim de ocorrência de morte suspeita. Porque até agora não me deram o prontuário, mesmo tendo uma solicitação do delegado por escrito”, disse Francisco.
Dores
A família também reclama de negligência no atendimento e diz que a paciente sofreu fortes dores na barriga depois da cirurgia e o médico falou que eram gazes. Somente após 19 horas é que ela foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A cunhada da vítima, Rosalina Martins da Silva, estava no quarto e disse que chamou a enfermeira várias vezes durante a noite. “Ela teve três quedas de pressão à noite. Ela dizia que não queria morrer, porque a dor era muito grande”, explicou.
Investigação
O diretor técnico do hospital, Sérgio de Paula Carvalho, disse que foi uma fatalidade. “Emt oda cirurgia existe um risco inerente ao ato cirúrgico. No momento que houve esse agravamento ela foi encaminhada para a UTI”, disse.
Mesmo assim o caso será investigado. “Agora vai ser a comissão de verificação de óbito e, se houver alguma irregularidade, ele é encaminhado para a comissão de ética médica”, explicou Carvalho.
O prontuário médico foi entregue para a Polícia Civil no início da noite.
Fonte eptv.com

Um comentário:

  1. Olá bom dia. Meu nome é Claudio Mauricio Kaiser, sobre a postagem de vocês onde noticiam a lamentável morte da Sra Divanilda Francisca da Silva em Janeiro/2012, no link http://programaj7gospel.blogspot.com.br/2012/01/santa-casa-de-pirassununga-investiga.html

    Quero dizer que meu pai foi ameaçado em plena UTI pelo médico Dr Frank Valvassore, na frente de outros funcionários da Santa Casa e de familiares. Meu pai faleceu um dia após a ameaça. Antes do óbito registramos boletim de ocorrência cujo o investigador da Civil não quis qualificá-lo como ameaça. Também fizemos uma reclamação por escrito para a Santa Casa e para o Cremesp. Doutor Sérgio Carvalho nos ouviu e disse que aquela não era a primeira vez que este Dr Frank tinha problemas, e que as reclamações contra ele eram muito comuns. Outro médico, Doutor Otavio, chefe da UTI, disse que está com planos de desligá-lo da UTI, até mesmo porque ele não é intensivista. Outro agravante foi o fato da máquina de fazer diálise estar quebrada. Entrei em contato com a empresa fornecedora e me disseram que é a máquina mais avançada que eles possuem, e que mais de 80% dos chamados não são problemas na máquina e sim utilização incorreta. Gostaria muito de publicar isto, pois a população de Pirassununga e toda a região corre sério risco por ter um médico como este na UTI. Um médico com histórico ruim, que faz ameaças e que não é qualificado técnicamente. Peço por favor a ajuda de vocês como canal de mídia para publicarmos isto. Meus telefones: 16 3441-1323 / 16 9334-5883 / 14 9133-6868

    ResponderExcluir