quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dupla supera 'escalada mais difícil do mundo' em cachoeira congelada

Uma dupla de alpinistas conseguiu superar os 137 metros de uma cachoeira parcialmente congelada no Canadá, local apontado como a "escalada mais difícil do mundo" entre praticantes de alpinismo. Will Gadd, de 44 anos, e Tim Emmett, de 37, foram os primeiros a chegar por conta própria ao topo das Helmcken Falls.

Will Gadd escala o paredão de gelo praticamente horizontal que fica por trás da cachoeira canadense, pouco antes de vencer a 'escalada mais difícil do mundo'
Entre os obstáculos que contribuem para a fama da escalada estão as temperaturas abaixo de -25° Celsius, a angulação negativa do paredão e os enormes pingentes de gelo que se formam sobre sua superfície, além do "spray" de vapor a temperaturas ainda mais baixas, que podem levar à morte em minutos.
"O beiral por trás da cachoeira é extremo e significa que você está constantemente escalando na horizontal. É como escalar a parte de baixo do teto de um estádio de futebol. (...) É como fazer centenas de exercícios de barra agarrado a pingentes de gelo", conta Gadd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário