quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jabuticaba ajuda na resistência do organismo e evita rugas e varizes

A casca da fruta tem uma substância chamada antocianidina, que dá cor ao fruto e firmeza à pele. Cem gramas de jabuticaba tem cem calorias.

Doce, rica em ferro, em cálcio e em vitamina C, a jabuticaba ajuda a dar mais resistência ao organismo. Além dos diversos benefícios, a fruta não é muito calórica – a cada cem gramas são cem calorias. “A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.
A casca da jabuticaba tem uma substância chamada antocianidina, que dá cor ao fruto e firmeza à pele. “Evita rugas, ajuda na fabricação do colágeno, na proteção das células do cérebro, é ótimo para a memória, ajuda no fluxo sanguíneo e é bom para evitar varizes”, afirma Luciana.
O ideal é consumir a fruta fresquinha, mas ela pode ficar na geladeira por até três dias. Uma boa opção para aproveitar a jabuticaba nesta época do ano é fazer um suco. O primeiro passo é levar a fruta ao fogo, com um pouco de água até levantar fervura. É esse processo que vai dar a coloração escura da jabuticaba. Depois, é só bater no liquidificador com casca e caroço mesmo, coar e esperar esfriar para servir. Para incrementar, é só misturar com abacaxi ou limão.
Com a jabuticaba também é possível fazer o chutney, molho para carnes e saladas, uma espécie de geleia com temperos. Para a receita, é necessário três copos de 300 ml de jabuticaba. Depois de lavada, a fruta vai ao fogo com um copo de água, até levantar fervura. Quando esfriar, ela deve ser espremida até sair todo o caldo e voltar ao fogo, agora com uma xícara de açúcar. Esse caldo ficar no fogo por 30 minutos, sem mexer, até dar o ponto de geleia. Por fim, basta temperar com salsa desidratada, pimenta calabresa, alho desidratado, sal e gengibre ralado.
O chefe de cozinha Renato Lobato ensina mais duas receitas com jabuticaba.

Suflê gelado de jabuticaba
Ingredientes:
- 2 gemas
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de geleia de jabuticaba
- 130 ml de creme de leite fresco
- 1 clara batida em neve bem firme
- 1 colher de sobremesa de gelatina em pó sem sabor
- 3 colheres de sopa de água
Modo de preparo:
Hidrate a gelatina na água fria e leve ao banho-maria até ficar transparente. Bata as gemas com o açúcar em banho-maria até a mistura ficar bem clara e incorpore a geleia de jabuticaba. Bata o creme de leite em ponto chantilly e envolva na mistura de jabuticaba. Misture delicadamente a clara e a gelatina hidratada. Coloque nas forminhas e leve à geladeira até firmar. Decore com geleia de jabuticaba.

Suflê quente de frutas vermelhas
Ingredientes:
- ½ xicara de framboesa
- ½ xicara de morango
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 3 claras batida em neve bem firme
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque as frutas e o açúcar, leve ao fogo e deixe cozinhar até a textura de geleia. Deixe esfriar e incorpore as claras em neve lentamente. Unte com manteiga uma forminha própria para suflê e salpique açúcar refinado, coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido por 12 minutos. Sirva em seguida.
Dica: Caso queira fazer o suflê gelado, não leve ao forno, acrescente a geleia e 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor hidratada em 4 colheres de sopa de água. Coloque nas forminhas untadas e leve à geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário