quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mascar chiclete ajuda na concentração, indica estudo

Precisa se sair bem em um exame final na escola ou faculdade? De acordo com um estudo americano, a dica é mascar um chiclete cinco minutos antes da prova.

Segundo o pesquisador, Serge Onyper, da Universidade de St. Lawrence, nos EUA, estudantes que mascaram um chiclete cinco minutos antes de uma série de testes cognitivos, propostos pela equipe responsável pelo estudo, se saíram melhor do que aqueles que não mascaram o chiclete ou que mascaram durante todo o exame.

Para o autor, uma explicação seria que a sensação de prazer induzida pela mastigação é a responsável pelo melhor desempenho destes estudantes. Entre aqueles que mastigaram o chiclete cinco minutos antes do teste, estes efeitos benéficos – de concentração, principalmente – duraram cerca de 15 ou 20 minutos.
“Muitos estudos têm mostrado que qualquer tipo de atividade física pode produzir uma efeito de melhora no desempenho, seja ele qual for. Este estudo aponta que mesmo a atividade física leve – como a mastigação – pode produzir este efeito”, diz o autor cujo estudo foi publicados no periódico Appetite.

Dessa forma, faria sentido se aqueles que mascaram o chiclete durante todo o exame se saíssem melhor, certo? Errado. Onyper acredita que uma possível razão para os benefícios não continuarem ao longo de todo o teste seria devido “à partilha de recursos pelos processos cognitivos e mastigatórios”. Em outras palavras, você não pode mascar chiclete e pensar de forma produtiva, ao mesmo tempo.

-

da Redação do Portal “O que eu tenho?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário