quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nutricionista dá dicas de como livrar os alimentos dos agrotóxicos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (7) os dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos que apontou alimentos como o pimentão, o morango e o pepino com um alto índice de agrotóxicos.

O Portal do Programa J7 Gospel! conversou com Silvana Costa, nutricionista responsável pela associação dos diabéticos de São Paulo por 16 anos, e preparou dicas de como fazer uma verdadeira faxina nos alimentos para deixá-los livres dos agrotóxicos e apropriados para o consumo. Veja:

Limpeza
De acordo com Silvana Costa, o único produto que limpa efetivamente um alimento é o hipoclorito, um sal derivado do ácido hipocloroso, que pode ser encontrado em qualquer supermercado. A versão granulada é a mais eficaz, mas o produto também é encontrado em forma líquida.

Para fazer a limpeza dos alimentos com o hipoclorito, o consumidor deve utilizar 1 colher de café do produto granulado para cada 3 litros de água filtrada ou fervida. Os alimentos devem ser mergulhados nessa solução por 20 minutos e depois precisam ser lavados com água corrente, de preferência filtrada (livre de metais) para eliminar todos os resíduos impróprios para o consumo.

Escolha dos alimentos
Não adianta fazer a limpeza dos alimentos de maneira correta se eles estiverem batidos, furados ou maduros demais, diz Silvana. Um alimento nessas condições já contém agrotóxicos em seu interior, o que não pode ser eliminado na lavagem. "O consumidor precisa ficar atento à qualidade dos produtos, principalmente na época do verão, quando os alimentos amadurecem mais rápido, para evitar qualquer tipo de contaminação", completa Silvana. A nutricionista orienta também que os alimentos sejam limpos ainda com suas folhas ou talos. No caso do morango, por exemplo, ao tirar a folha para colocá-lo de molho na solução para limpeza, o consumidor está permitindo que os agrotóxicos penetrem no alimento.

Mitos
Não é verdade que o vinagre seja capaz de fazer a limpeza de um alimento. O produto, segundo a nutricionista, permite apenas uma lavagem superficial do que será consumido. Nem mesmo a água sanitária é capaz de fazer a limpeza com eficácia. Da mesma maneira que o vinagre, ela limpa os alimentos superficialmente. Além disso, muitas pessoas compram qualquer água sanitária (não se atentam ao selo que indica a utilização para limpeza dos alimentos na embalagem) para lavar os alimentos, colocando em risco a vida de toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário