terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ministro anuncia novos tratamentos cobertos pelo SUS

São Paulo (AE) - O ministro Alexandre Padilha também anunciou hoje a inclusão de novos tratamentos para doenças cardiovasculares no rol do SUS. A partir de janeiro, estarão disponíveis dois novos medicamentos trombolíticos - tenecteplase e alteplase -, usados para tratar pacientes que sofrem enfarte. Atualmente, o SUS custeia apenas a droga streptokinase, considerada ultrapassada por especialistas.


Também será incluído no rol o medicamento clopidogrel, que previne a formação de coágulos e diminui o risco de novos enfartes, e o exame troponina, que permite diagnosticar o problema com mais rapidez.


O SUS também passará a cobrir tratamentos para a síndrome coronariana aguda e a angioplastia primária. O investimento total será de R$ 34,9 milhão ao ano.


Padilha anunciou ainda um financiamento para a abertura de 40 novas unidades coronarianas, cada uma com dez leitos dedicados a pacientes cardíacos, em dez regiões metropolitanas do País.


As medidas fazem parte de uma portaria assinada pelo ministro hoje durante cerimônia de inauguração da nova ala de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do Instituto do Coração (Incor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário