quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Planos terão prazo para marcar consulta

A partir do dia 19, beneficiários não poderão esperar mais de sete dias para atendimento em pediatria, ginecologia e clínica


A partir do próximo dia 19, os beneficiários de planos de saúde não poderão esperar mais que sete dias por uma consulta nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia. Começam a vigorar neste mês as novas regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que estipulam prazos máximos de três a 21 dias para agendamentos.

Pela norma, a operadora deve oferecer pelo menos um serviço ou profissional em cada área contratada. Nos casos de ausência de rede assistencial, o plano deverá garantir o atendimento em prestador não credenciado no mesmo município ou o transporte do beneficiário até um prestador credenciado, assim como seu retorno à localidade de origem. Nesses casos, os custos correrão por conta da operadora. O consumidor pode ainda procurar atendimento não credenciado ao plano e solicitar reembolso à operadora.

As mudanças estavam previstas incialmente para setembro passado, mas a ANS deu um prazo maior para que as operadoras ajustassem a rede de atendimento.

Para a Proteste, só a exigência de os planos ampliarem a rede resolveria o problema de demora no agendamento de consultas e procedimentos. “As operadoras não deveriam oferecer planos sem rede credenciada ou prestador de serviço local. Isso configura descumprimento de oferta, proibido pelo Código de Defesa do Consumidor”, diz a entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário