quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vendo o novo estádio do Corinthians

Ontem estive com o Neto e equipe da Band vendo de perto as obras do novo estádio do Corinthians. O local de abertura da Copa do Mundo de 2014 está em um ritmo acelerado de trabalho. São 800 funcionários levantando as arquibancadas em dois turnos. Começam às sete e meia da manhã e vão até às onze e meia da noite. Em janeiro, um terceiro turno será criado na madrugada. Já dá para se ter uma noção do que será feito. A Odebrecht deslocou engenheiros e profissionais de várias obras para a construção. A empreiteira ajudou nas obras do Engenhão e na Arena do Miami Heat (EUA). Tem experiência e está envolvida em mais outros três estádios da Copa.

Algo como 2300 estacas de fundação já foram colocadas e mais 800 serão providenciadas. O estádio terá capacidade normal para 48 mil pessoas, mas na abertura da Copa poderá receber 65 mil – com estrutura móvel. Serão quase 3.000 vagas para carros, com parte de estacionamento subterrâneo e cerca de 100 vagas sem cobertura. No projeto estão quatro restaurantes temáticos e 59 concessões para lojas. A expectativa é de pelo menos 40 bares. Vai ter 15 elevadores e 10 escadas rolantes. Serão 59 camarotes e 502 sanitários. O estádio vai ter também um auditório.

O local do gramado já recebeu um jogo de futebol entre os funcionários da obra, claro que sem grama – já que ainda está sendo preparado. A empresa estima que tudo está pronto em dezembro de 2013.

Um trabalho social também está sendo desenvolvido. Os empregados tem a possibilidade de estudar em uma pequena escola com duas salas de aula. Uma para alfabetização e outra para series entre 4º e 8º anos. Cem funcionários estão matriculados. Um escolinha profissionalizante também está em funcionamento com 300 pessoas recebendo instruções para a formação de pedreiro, carpinteiro e armador. Este pessoal pode ser aproveitado na própria obra ou em outras, já que saem com o diploma.

Fiquei muito impressionado com o que vi e , também, com os torcedores nas imediações que ficam de longe observando tudo. Até dois sofás foram colocados em um barranco. A distância também chama atenção. Apesar do Metrô estar ao lado, vai precisar de obras para o acesso ao novo estádio – que já é uma realidade e estará pronto sim para abertura da Copa no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário